NOTÍCIAS / Ficou mais simples emitir Certificado Digital para Pessoa Jurídica

Ficou mais simples emitir Certificado Digital para Pessoa Jurídica

Trata-se de um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, então ficou mais simples emitir Certificado Digital para PJ

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 7 de julho, a Instrução Normativa Nº 1.963. Que altera a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018. Alterando as regras do CNPJ, para simplificar o processo de emissão de Certificados Digitais (CDs)para Pessoas Jurídicas (PJs).

Em suma, agora é possível que as Autoridades Certificadoras possam verificar se o solicitante de um e-CNPJ faz parte do quadro societário da empresa. Isso que permite a realização de checagem e emissão remotas do e-CNPJ.

O que muda para o consumidor?

A partir de agora, para a obtenção de certificados digitais ICP-Brasil de PJ, basta ao empreendedor apresentar o “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, modelo II, constante no Anexo III da referida Instrução Normativa. Ela traz as informações do CNPJ, inclusive o quadro societário e a qualificação dos sócios. Isso será suficiente para a análise de poder de representação do empreendedor, o que torna os processos de emissão dos Certificados mais rápidos e seguros.

A novidade é gratuita para os empreendedores e visa a facilitar o acesso aos Certificados Digitais de Pessoas Jurídicas com padrão ICP-Brasil. Proporcionando assim, simplificação, inovação e, principalmente, mais segurança. Pois é verificável em fonte oficial do estado brasileiro, o que contribuirá para a agilidade na abertura de empresas.

De acordo com o Fisco, a nova norma representa um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, uma vez que há redução de custos e ganha-se celeridade por dispensar o deslocamento a estabelecimentos físicos para autenticação, pois não será mais necessário o deslocamento até uma Autoridade Certificadora para obter um e-CNPJ.

Como acessar?

A nova funcionalidade pode ser acessada pelo Portal Nacional da Redesim, criado com o objetivo de diminuir o tempo de abertura de empresas no Brasil. Terão acesso para emissão as pessoas que compõem o quadro de sócios e de administradores da pessoa jurídica, o representante perante o CNPJ e o contador.

O modelo antigo de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, sem o código de autenticidade, continua existindo e pode ser acessado como de praxe pela página da Receita Federal.

Por fim, a Doccloud é uma das principais Autoridades Certificadoras do Brasil e oferece todo o suporte para ajudar tanto as pessoas físicas quanto jurídicas com o uso e obtenção da Certificação Digital padrão ICP-Brasil.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Link Copiado Copiar link

Leia também

Certificados Digitais a favor da advocacia

Cerca de 70% dos novos processos que ingressam no setor Judiciário são digitais. O Certificado Digital pode ser um auxiliador para que estas atividades sejam validadas remotamente. A dica é do Jornal Contábil.

SAIBA MAIS
Recursos Humanos: Conheça a Assinatura Digital e Eletrônica

A crise do Covid-19 provou que algumas empresas e setores estão conseguindo adaptar processos e manter-se firmes em meio a pandemia.

SAIBA MAIS
HORA DE TIRAR SUAS DÚVIDAS SOBRE CERTIFICADO DIGITAL

Certificação digital é uma tecnologia que garante proteção às transações e serviços digitais por meio da criptografia de dados e oferece facilidade no acesso aos portais da Receita Federal e do Governo

SAIBA MAIS
Sua empresa precisa de certificação digital?

Modalidade que tem sido cada vez mais comum na vida dos empreendedores, a certificação digital é destinada especialmente para empresas que emitem muitas notas fiscais

SAIBA MAIS